| a cura está em nós...


tenho, infelizmente, este vício de ruminar no que se passou e a desesperar no que está por vir... vivo no passado e anseio pelo dia de amanhã. viver no presente, para mim, é um desafio constante. outro desafio: as emoções. eu ainda estou aprender a gerir, eficazmente, as minhas emoções... a questão é que uma boa higiene mental é obrigatória, para a manutenção da saúde emocional e, consequentemente, da saúde física. e sempre que me perco nos novelos emaranhados dos meus pensamentos, isso reflecte-se, imediatamente, em mim e a dor acontece.

tento, por isso, viver um dia de cada vez [passo a passo] sempre com um sorriso [porque o sorriso é essencial - para mim, para ti... para ele]. agradeço, ao deitar, todo o meu dia: as coisas boas e as menos boas [porque acredito que, até das situações menos agradáveis, se pode tirar uma lição e as lições são importantes: ajudam-nos a crescer].

eu sou inteiramente responsável por tudo o que me acontece... seja o bom, seja o menos bom. porque eu faço o meu caminho, com as minhas decisões, os meus pensamentos. se estiver sempre a reclamar da vida com pensamentos desagradáveis, acredito que o universo faz-me a vontade. tipo: "já que pensas tanto nisso, aqui está mais do mesmo"...

por isso, canto. e danço. mesmo na rua... também ando sempre com a minha máquina fotográfica na mala. e nada escapa... eu adoro fotografar, mesmo sem sentido.

o exercício físico é um óptimo escape, para pensamentos ruminantes. o corpo concentra-se no movimento e a mente segue-o. recorro a ele, sempre que me é possível.

os meus auriculares são, também, uns excelentes companheiros: enquanto trabalho, nas minhas caminhadas... vou ouvindo mantras, palestras motivacionais e música alegre com uma boa batida (maioritariamente, brasileira - daniela mercury consegue afastar qualquer fantasma que insista em permanecer).

são os meus interruptores secretos: assim que um pensamento menos bom aparece na minha mente, ligo o interruptor (seja ele, qual for) e esse pensamento se desvanece com uma nuvem de fumo.

nutrir a espiritualidade, no sentido de desenvolver a minha conexão interna e desenvolver conexão com algo maior, é uma parte essencial na minha vida. o meu dia-a-dia é exaustivo e eu vivo numa constante pressão que me deixa exausta. já passei por três esgotamentos e, com eles, aprendi a necessidade da pausa, dos momentos de auto-estima. meditação, reiki, yoga, vocalização de mantras, momentos de oração, mentalização, exercícios de respiração, exercícios de auto-descobrimento... momentos de estar comigo mesma.

para mim, a cura está na arte de ser feliz. como já disse, antes, é mais fácil tomar uma dúzia de comprimidos... mas, decididamente, a decisão mais acertada é tentar alcançar o equilíbrio mente-corpo-alma através da espiritualidade que existe em nós, da alimentação saudável, do exercício físico...

a cura está em nós... basta escolher o amor. o auto-amor.

#espondiliteanquilosante
#artritecommanias
#tenhoespondiliteanquilosanteeestátudobem
#dietasemamido
#serfeliz
#cura
#amorproprio
#reeducaçãoalimentar
#exerciciofisico
#higienemental
#saudeemocional
#espiritualidade
#interruptoressecretos

Comentários

Mensagens populares