| dieta sem amido, alan ebringer, do gene hla-b27 e da klebsiella pneumoniae


os últimos meses de 2007 foram, sem dúvida, os piores anos da minha vida. desesperada com a intensidade da dor, resolvi iniciar a dieta que o meu marido havia feito, para tratar a doença de cronh. depois de dez anos a sofrer, o meu marido encontrou a cura total numa dieta que elaine gottschall descobriu, após anos de pesquisa, para ajudar a sua filha, que padecia dessa doença. 

eu não tinha cronh, contudo, já tinha lido vários artigos que defendiam a relação directa entre a alimentação e a maioria das doenças auto-imunes. por isso, resolvi tentar.

à procura de receitas – já que muitos dos ingredientes, a que estava habituada, eram proibidos – descobri um site bastante interessante: izorrategi.org(http://www.izorrategi.org/zindex.htm - para a versão em castelhano).

neste site, fala-se de dieta sem amido, alan ebringer, do gene hla-b27 e da klebsiella pneumoniae.

li e descobri coisas que eu não fazia ideia que existiam... resolvi pesquisar mais sobre estes tópicos e, no fim, ficou a pergunta: "mas por que é que nunca ninguém me falou nisto?"

alan ebringer, professor de imunologia no king's college, university of london; consultor honorário em reumatologia na escola de medicina de middlesex hospital; consultor de doenças auto-imunes no instituto nacional da Saúde em washington, defende o mimetismo molecular para explicar a relação entre a alimentação e a espondilite anquilosante.

nesse site, encontramos uma breve exposição onde se explica a ligação entre a Espondilite anquilosante, a klebsiella pneumoniae e o gene hla-b27, segundo o professor alan ebringer.

muito sucintamente, tudo se resume ao seguinte:

a espinal medula é responsável pela produção de anti-corpos e o intestino grosso e a espinal medula estão bastante próximos.

no intestino grosso encontra-se a klebsiella pneumoniae. este bacilo tem uma estrutura bastante similar à estrutura do gene hla-b27 (human leukocyte antigen b27, moléculas presentes na maioria das células, especialmente em doentes com ea). por essa razão, os anti-corpos responsáveis pela destruição do bacilo, destroem também as células deste gene.

a destruição das células do gene hla-b27 causa a deterioração da coluna vertebral, causando a inflamação e, consequentemente, as dores, a anquilose...

os bacilos klebsiella alimentam-se de amido - um hidrato de carbono complexo, composto de moléculas longas de açúcares que se encontra nos cereais (trigo, arroz, cevada, farelo, aveia, centeio, milho, malte, trigo sarraceno, quinoa, cuscuz, bulgur, milho, polenta, sorgo, painço...); leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, feijão, favas...); sementes amiláceas (nozes, cajus, amendoins, castanhas...); frutos ricos em amido (banana, abóbora, figo, sapota, passas, ameixas...); vegetais ricos em amido (todos os vegetais enraizados, incluindo batata-doce, batata, beterraba, rabanete, inhame, mandioca, aipo-rábano, milho, tapioca...) e alimentos processados e pré-confeccionados.

quando se dá a digestão dos alimentos - processo de desagregação da comida no estômago e Intestino delgado - o amido não digerido entra no cólon (intestino grosso), alimentando, assim, os bacilos klebsiella.

segundo a teoria de alan ebringer, comprovada cientificamente, quando um paciente com ea come alimentos amiláceos, os bacilos klebsiella alimentam-se do amido presente e multiplicam-se. em seguida, o sistema imunológico do paciente produz anticorpos contra o microorganismo e alguns destes anticorpos terão actividade, também, contra as células hla-b27, articulações, olhos (uveíte) e outros órgãos.

ao reduzir a população de bacilos klebsiella (com o auxílio da dieta sem amido), diminui a produção dos anticorpos responsáveis pela sua destruição. consequentemente, as células do gene hla-b27 não são destruídas e, assim, a inflamação decresce, contribuindo para a remissão da espondilite anquilosante.

recomendo a leitura do site, na íntegra, pois encontrarão informações válidas que auxiliam na compreensão deste tema, tão importante para alguém que padeça de espondilite anquilosante.

#espondiliteanquilosante
#artritecommanias
#tenhoespondiliteanquilosanteeestátudobem
#dietasemamido
#alanebringer
#klebsiellapneumoniae
#hlab27
#izorrategi
#mudadevida
#informação
#pesquisa
#reeducaçãoalimentar
#elainegottschall
#doençadecronh

Comentários

Mensagens populares