| e agora?


- é normal que fique feliz, nos primeiros momentos, ao ouvir que está, realmente, doente. afinal, está provado que não é uma pessoa maluca, nem preguiçosa, nem fingida, como muitos lhe acusaram. eu fiz uma festa.

- jamais se satisfaça com as informações que o seu médico lhe disponibilizou. leia tudo o que encontrar sobre a espondilite anquilosante. seleccione, analise e filtre as informações de maior valor. utilize essas informações para traçar um plano de acção, com vista a melhorar a sua qualidade de vida.

- vai ouvir\ler palavras como "incurável", "crónica", "degenerativa", "incapacitante". não lhes dê muita relevância. existem inúmeros casos de pessoas que conseguiram reverter a doença. aliás, qualquer doença é susceptível de ser revertida.

- depois de pesquisar tudo sobre a doença, comece a pesquisar tudo sobre si: quando começaram os primeiros sintomas; como estava a sua vida, à data, a nível emocional, pessoal, profissional, social...; se passou por algum trauma [físico (acidente) ou emocional (perda de um ente querido, despedimento, separação...)]; se consegue identificar algo que possa ter sido o gatilho.

- reserve, diariamente, um momento só seu. leia, escreva, pinte, cante, dançe, medite, ore, estude(-se), faça yôga, receba e\ou aplique reiki ou uma outra forma de cura energética, caminhe, reencontre-se com a natureza, agradeça, perdoe, beba água, respire...

- crie uma rotina diária de exercício físico. seja num ginásio, seja em casa, seja na rua... onde quer que queira, mas exercite-se!

- reformule a sua alimentação. allan ebringer comprovou, cientificamente, a ligação entre o amido e a ea. novos estudos, acrescentaram à lista de alimentos inflamatórios, as solanáceas (batata inglesa, tomate, beringela, pimentão...), os produtos industrializados (como as refeições pré-cozinhadas), os alimentos processados (com a adição de açúcares, sal, óleos refinados, gorduras trans, corantes, conservantes, emulsionantes...), os refrigerantes, os cereais refinados, a charcutaria, os lacticínios, o açúcar branco, derivados de farinha de trigo, os fritos, entre outros. ao optar por ingredientes saudáveis, damos hipótese ao nosso organismo, para se recuperar de um estado permanente de inflamação. e sem inflamação, sem dor.

- crie um "caderno da ea", uma espécie de diário de crise, onde possa registar tudo o que descobriu sobre si, em relação à ea: possíveis gatilhos (internos, como crenças, memórias, expectativas, frustrações... e externos, como acontecimentos, lugares, pessoas, conversas...), alimentos que possam desencadear dor, tipos de exercício físico mais adequados para si, interruptores secretos, planos de actividade física, planos de alimentação, actividades para alimentar a alma e tudo mais que considerar relevante.

- vigie sempre: aprenda a identificar, rapidamente, que tipos de hábitos estão a contribuir para a manifestação da doença e altere-os.

- como estão as suas emoções? demasiada ansiedade? preocupação? ressentimento? mágoa? raiva? - pesquisas mostram que o cérebro está ligado ao sistema imunológico e que sentimentos negativos podem tornar o corpo mais vulnerável. o corpo físico é um reflexo das nossas emoções e dos nossos pensamentos. o desequilíbrio emocional (crenças limitantes, medo, tristeza, culpa, frustração...) contribui para o desenvolvimento e manutenção da doença e da dor.

- quanto ao estilo de vida, há que ter em atenção, os hábitos, as rotinas, os comportamentos... trabalho a mais, exercício a menos (sedentarismo), higiene de sono, relação com quem nos rodeia (relações familiares, laborais, vizinhos, amigos, conhecidos e desconhecidos) e a relação que se tem consigo mesmo. aprenda a dizer "não" - quanto mais damos, mais exigem de nós e nunca é o suficiente. se não aprender a impor limites, o mais natural é que adoeça. fuja de relações tóxicas, de pessoas negativas...

- não veja esta mudança de vida como uma imposição mas como uma segunda oportunidade de recomeçar.

- para mim, o luto foi um processo necessário e fundamental para conseguir reencontrar-me. às cinco fases do luto [negação, raiva, negociação, depressão e aceitação], eu acrescentei uma nova fase: a cura.

- reaprenda a viver sem dor e com amor ❤️

#espondiliteanquilosante
#artritecommanias
#tenhoespondiliteanquilosanteeagora
#tenhoespondiliteanquilosanteeestátudobem
#dietasemamido
#cincofasesdoluto
#vigilância
#emoções
#estilodevida
#cadernodaea
#diariodecrise
#mudadevida
#informação
#pesquisa
#reeducaçãoalimentar
#exerciciofisico
#higienemental
#saudeemocional
#acuraestánaartedeserfeliz
#reconectar
#reencontrocomanatureza

Comentários

Mensagens populares