| porque a cada desafio, uma meta a ser alcançada


na última terça, o dia tinha tudo para correr mal. acordei absurdamente exausta e as dores maniatavam-me tal camisa de forças (para além da ea, conto também com a dor neuropática pós-herpética e síndrome miálgico que, por vezes, me tentam levar à loucura). 

levantei-me cedo, tomei um banho bem quente e, devagarinho, fui arrumar a cozinha, apanhei roupa seca e deixei outra tanta estendida. às 8, já estava em coimbrões, a trabalhar. à noite, depois de 11h seguidas de trabalho, ao regressar a casa, agradeci mais um desafio que conseguira vencer.

em dias como este, o que me vale é decisão de não rendição. esta teimosia em continuar o caminho, apesar da dor, principalmente, com dor.

acredito que é essencial aceitar o diagnóstico, mas jamais ceder a ele. ao longo das duas últimas décadas, diagnosticaram-me uma miríade de doenças mas, jamais, permitirei que elas me definam.

há algum tempo atrás, uma reumatologista, depois de estudar os resultados dos meus exames, realizados antes e após o tratamento natural, a que me propus, disse-me: "a susana não tem espondilite. a espondilite tem a susana!" - e é assim que eu me posiciono, em relação a tudo.

na quinta, tive um episódio de arritmia cardíaca (foi o terceiro e o mais assustador), seguido de uma crise hipertensiva, da qual estou a recuperar muito lentamente. confesso que me sinto um pouco apreensiva. estou habituada a lidar com a dor mas não sei como lidar com este novo grito de ajuda, do meu corpo. creio, contudo, creio que agirei com sempre agi, diante cada novo desafio: identificar a causa e seguir com o tratamento.

porque a cada desafio, uma meta a ser alcançada.

#espondiliteanquilosante
#artritecommanias
#tenhoeaeestatudobem
#dorneuropatica
#sindromemialgico
#hta
#crisehipertensiva
#desafio
#coimbroe

Comentários

Mensagens populares